domingo, 9 de fevereiro de 2014

EMPADÃO DE BATATA DOCE COM SOJA ESTUFADA

RECEITA DE EMPADÃO DE BATATA DOCE COM SOJA ESTUFADA

Olá!
Cá estamos de novo com um fim de semana sem sol, chuvoso e cinzento. Parece que o São Pedro não quer outra coisa. Pobre de nós simples mortais, com este tempo que não ajuda ninguém.
Hoje trago uma receita vegetariana. Descobri que as receitas vegetarianas também podem ser saborosas e muito saudáveis. Pelo que de há duas semanas para trás que estou a tentar eliminar a carne e tenho conseguido. Não sinto falta nenhuma, pelo contrário sinto-me mais leve e com mais energia, e em termos de culinária tem-me dado um gozo imenso, pois estou sempre a tentar receitas novas, umas saem bem outras nem por isso, mas não desisto.
Tenho explorado muito este assunto do vegetarianismo, através de livros, artigos publicados em revistas e claro na internet e estou convencida que é a melhor opção. Claro que de vez em quando comerei algum peixe, carne penso que nunca mais. Vou-vos informando da evolução desta minha transição.
As receitas vegetarianas, sendo bem confecionadas, são muito saborosas e coloridas, ou seja, apelativas aos olhos e consequentemente ao paladar. Afastando está claro todos os fritos e doces, é uma alimentação saudável e com poucas calorias, tornando-se assim um bom aliado de quem não quer engordar e claro está ajuda também quem sofre de doenças como colesterol alto e hipertensão, tornando-se individuos mais saudáveis.
Fim de semana é sinónimo de receitas novas, logo aqui vos deixo uma receita que experimentei e da qual sou autora, pois foi inspirada em várias receitas, das quais nasceu esta que vos deixo aqui. Eu gostei muito e o meu marido, pouco recetivo a vegeterianismos, adorou.
 
 
Estufado de soja:
Ingredientes (4 pessoas):
1 chávena de chá de soja triturada fininha (previamente demolhada em água durante cerca de 30 minutos
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
azeite q.b
1 tomate médio s/pele triturado (eu uso congelados)
1 alho francês cortado em rodelas finas
100 gr de milho doce cozido
Sal, pimenta e piri-piri q.b
salsa e coentros a gosto
vinho branco a gosto
1 cenoura cortada em cubos pequenos
 
Preparação:
Num tacho junte o azeite a cebola, o alho, o alho francês, a cenoura e deixe refogar um pouco, junte o tomate triturado, tempere com sal pimenta e piri-piri e deixe apurar. Junte o vinho branco e deixe evaporar um pouco de seguida junte o milho e depois junte a soja previamente demolhada e bem lavada, retifique os temperos e junte as ervas aromáticas, a salsa e os coentros e deixe apurar um pouco mais. Reserve.
 
Puré de batata doce:
Ingredientes:
1 batata doce grande
sal e pimenta a gosto
coentros picados
azeite q.b
 
Preparação:
Coza a batata em água e sal com a casca. Quando estiver cozida, tire a casca e esmague a batata, junte-lhe um poco de azeite e os coentros picados, retifique os temperos e junte-lhe pimenta, leve ao lume e mexa bem.
 
 
 

 
 
 
Empadão:
Preparação:
Numa assadeira ponha uma camada de puré de batata doce, uma de estufado de soja e assim sucessivamente até gastar todo, termine com uma camada de puré e por cima polvilhe com queijo ralado e leve ao frno a gratinar.
 
BOM APETITE!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário