sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DOCE DE FIGO LIGHT

RECEITA DE DOCE DE FIGO LIGHT

Olá!

Esta semana trago um conjunto de receitas que experimentei com figos, pois a minha figueira estava carregadinha, e eu não sabia o que lhes fazer, então meti mãos à obra e fiz umas quantas receitas que vos vou mostrar, todas elas foram inspiradas em receitas que já existem, mas todas, sem excepção têm a minha marca pessoal Aliás acho que já não consigo pegar numa receita e cumpri-la integralmente, faço sempre pequenas modificações, claro sempre a pensar em diminuir as calorias nelas contidas.
Os figos são daquelas frutas que ou se gosta muito ou se odeia, mas eu não consigo resistir a um bom figo tirado directamente da árvore, é assim que les sabem melhor!
Como tem sido hábito vou-vos deixar algumas das propriedades do figo:

O FIGO


Com origens no Mediterrâneo, os figos são talvez as mais antigas plantas cultivadas. Os figos têm cerca de 80 Kcal por 100 gr, o que é bastante, mas em contrapartida oferecem um leque de propriedades medicinais extraordinária, contêm grandes quantidades de ferro, potássio e magnésio, têm cerca de duas gramas de fibra por peça.
O Figo é indicado para fortalecer os ossos (pois meia chávena de figos contém tanto cálcio como igula quantidade de leite), para combater as constipações, hemorróidas, prisão de ventre, ajuda a prevenir o cancro do cólon, o cancro da mama, ajuda a diminuir o peso, combate o mau colesterol, a hipertensão, previne doenças cardíacas, doenças do fígado e da vesícula biliar, esgotamento físico, faringite, bronquite, asma, tosse seca, fraqueza sexual. No seu uso externo figo combate feridas infectadas, furúnculos, abcessos,  e inflamações dentárias, calos, etc. As folhas cozidas são usadas para dor de estômago.
 
Curiosidade: As folhas das figueiras são boas para os diabéticos pois ajudam a reduzir a quantidade de insulina necessária aos diabéticos insulino dependentes pois contêm potássio que é ajuda a  controlar o açúcar no sangue.


A receita:

Ingredientes:
600 gr de figos brancos (pode ser utilizada outra qualidade de figos)
2 cl. sopa de açúcar mascavado (ou a mesma quantidade de adoçante de stevia)
1/2 cálice de vinho do Porto
1 cl. sopa de sumo de limão
2 cascas de limão
1 estrela de aniz
1 cravinho

 

 

Preparação:
Lave os figos e retire-lhe os caulese peles mais grossas e parta em 4 e deite numa panela misturando-lhe os restantes ingredientes, misturando bem. Leve a lume brando até que os figos fiquem desfeitos.
Nessa altura retire do lume e retire também a estrela de aniz, o cravinho e as cascas de limão e com um pisa batatas esmague melhor. Guarde em frascos.
Atenção: Devido à pouca quantidade de açúcar o doce deve ser consumido no espaço de uma  semana.
BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário