domingo, 22 de setembro de 2013

MUFFINS DE BANANA E CÔCO

RECEITA DE MUFFINS DE BANANA E CÔCO

Olá!

O outono chegou, mas não se preocupem, as receitas vão continuar, agora vou tentar trazer receitas mais "pesadas", ou seja mais fortes e que tenham alimentos que nos ajudem a combater "as doenças" próprias do outono.
Esta experiência, do blog,  tem sido muito enriquecedora para mim, fez-me ver a vida de outro modo, de uma maneira mais positiva, fez-me voltar a ganhar o gosto pela cozinha, pelas experiências culinárias e o gosto pela transformação das receitas, depois de de muito ler e experimentar, já sou capaz de transformar algumas receitas muito calóricas em versões mais saudáveis e leves.
Tem sido também muito gratificante ver que há pessoas que gostam das minhas receitas, e que com isto possa contribuir para uma vida melhor, mais saudável, dessas pessoas.
Fica aqui o meu agradecimento a todos os meus leitores, por continuarem a ver o meu blog e experimentarem as minhas receitas.
Obrigada a todos!

A pensar no outono e no tempo mais frio trago hoje uma rceita de muffins de banana e côco, esta foi uma receita que descobri algures na net e que mais uma vez alterei e transformei numa versão mais saudável e que acreditem continua saborosa.

A BANANA
A banana é um fruto da bananeira, é originária do sudeste da Ásia, atualmente é cultivada praticamente em todas as regiões tropicais.
A banana é um fruto rico em carbono que se transforma à medida que amadurece, primeiro sob forma de amido e que depois se  converte em frutose, glucose e sacarose, que são rapidamente assimiláveis.
A banana contém flúor, potássio, magnésio, sendo por isso indicada para desportistas, é rica também em  manganês, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce  e as doenças cardiovasculares, é fonte de vitaminas B2, B6, B9 , contém  e vitamina C que ajuda a combater os radicais livres.
A banana quando consumida madura tem um efeito laxativo, fortalece os ossos e o sistema nervoso.
Devido às sua cracteristicas a banana ajuda no combate à acidez do estômago, úlceras e colite, ao raquitismo, à hipertensão, à trombose coronária, à diarreia , à prevenção da arteriosclerose, à insuficiência renal, à hemorragia hemorroidal, reumatismo, gota, ureia e artritismo.
 
Dica: A banana é rica em hidratos e carbono por esse motivo não é recomendada para aos diabéticos.
 
Todas as caracteristicas e propriedades do côco podem ver aqui: (http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/08/bolo-de-alfarroba-e-coco.html)
 
Agora a receita:
 
Ingredientes (12 unidades):
200 gr de farinha de trigo
100 gr de farinha de trigo integral
2 cl. chá de fermento
4 cl sopa de açúcar amarelo ou mascavado (3 cl. sopa de adoçante stevia)
1 banana partida aos pedaços pequenos
50 gr de côco ralado (procurar aquele que tem menos teor de açúcar adicionado)
1 cl. sobremesa de essência de baunilha
2 ovos
100 gr de iogurte natural magro (0% gordura)
100 ml de leite magro
120 ml de água
pitada de canela
 
 
Preparação:
Misture as farinhas com o açúcar e o fermento. Noutro recipiente misture os ovos, o iogurte, o leite, a água e a essência de baunilha e bata bem. De seguida junte os ingredientes liquidos aos sólidos e misture bem, por fim acrescente o côco ralado, a banana partida, e a canela envolva bem e ponha esta massa em forminhas para queques e leve ao forno a 180º durante aproximadamento 25 minutos
BOM APETITE!
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário