domingo, 15 de setembro de 2013

FRANGO ASSADO COM SEMENTES DE SÉSAMO

RECEITA DE FRANGO ASSADO COM SEMENTES DE SÉSAMO

Olá!

Eu sei que estou em falta, já há algums dias que não publico nenhuma receita, mas para compensar hoje vou publicar várias.
Experimentei esta receita em casa de uma tia minha, quando a visitei, ela fez este prato e eu achei fantástico, pedi-lhe a receita e procedi a algumas alterações (o que aliás faço sempre, já se tornou um hábito).É uma receita diferente do habitual e muito saborosa, leva sementes de sésamo que são fenomenais e dão um sabor crocante ao frango.
Como já é habitual nas minhas últimas receita, vou-vos descrever um pouco das propriedades essenciais das sementes de sésamo (ou gergelim). 

SEMENTES DE SÉSAMO


Pensa-se que as sementes de sésamo foram cultivadas pela primeira vez nas regiões tropicais existentes em todo mundo e remontam aos tempos pré-históricos.
As sementes de sésamo são utilizadas na produção de óleo e como condimento.
Curiosidade:Acreditava-se que a Índia foi a região onde estas sementes tiveram a sua origem e são mesmo referidas em lendas hindus antigas. Nestas lendas são contadas histórias em que as sementes de sésamo são um símbolo da imortalidade. A partir da Índia, as sementes de sésamo foram introduzidas em todo o Médio Oriente, na África e na Ásia.Segundo uma lenda assíria, quando os deuses se reuniram para criar o mundo, beberam vinho feito a partir de sementes de sésamo.


As sementes de sésamo são uma fonte muito rica em manganês e cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco e fibra alimentar, sesamina e a sesamolina, lignanas, fibras estas benéficas, estando provado que têm um efeito de redução do colesterol nos seres humanos, e que evitam a tensão alta, assim como  protegem o fígado contra danos oxidativos.
Devido a conterem zinco, as sementes de sésamo auxiliam na redução da dor e do inchaço provocado pela artrite reumatóide, no combate à osteoporose e é também essencial para o aumento da resistência e a elasticidade dos vasos sanguíneos, dos ossos e das articulações.
A dose de magnésio contida nas sementes de sésamo ajuda também na prevenção de espasmos das vias aéreas e na asma e na redução da tensão arterial.
O cálcio ajuda a prevenir o cancro do cólon, a osteoporose, enxaquecas e tensão pré-menstrual, a perda  óssea ocorrida durante a menopausa.
 
Frango assado:
Ingredientes para 4 pessoas:
1 frango limpo de peles e partido em pedaços
sementes de sésamo q.b
sumo de limão
sal. pimenta, caril, estragão
1 folha de louro
2 dentes de alho
água q.b
 
 
Preparação:
 
Parta o frango em pedaços, retire as peles e tempere com sal, pimenta, caril, estragão, louro, os dentes de alho picados e o sumo de limão, deixe marinar durante aproximadamente 30 minutos.
Retire o frango da marinada e passe-o pelas sementes de sésamo, até ficar completamente coberto, disponha-o numa assadeira e regue-o com o liquido da marinada (se achar que é pouco ponha um pouco de água) e leve ao forno a assar. Sirva com batata assada e salada.
 
Batata assada:
Ingredientes para 4 pessoas:
8 batatas médias partidas em cubos grandes
sal, pimenta, caril
1 folha de louro
salsa ou coentros a gosto
1 folha de louro
1 cebola cortada às rodelas
1 dente de alho
vinho branco e água q.b
1 cl. de sobremesa de azeite
 
Preparação:
Descasque e parta as batatas, tempere-as com sal, pimenta e caril. Numa assadeira ponha uma camada de cebola, cortada às rodelas, o alho picado e a folha de louro e a salsa ou coentros (conforme o gosto), junte as batatas e rgue com o vinho branco, a água e o azeite e leve ao forno a assar.
Ficam deliciosas e saudáveis.
BOM APETITE!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário