domingo, 15 de setembro de 2013

BOLO DE CENOURA, ALFARROBA E SEMENTES DE PAPOILA

RECEITA DE BOLO DE CENOURA, ALFARROBA E SEMENTES DE PAPOILA

Olá!
Quando vi esta receita, achei que não iria gostar, mas mais uma vez enganei-me é deliciosa, e quem o provou também me transmitiu isso.
Não é uma receita minha, mas como habitualmente procedi a várias alterações, por isso faz dela um original.
Contém vários ingredientes saudáveis e naturais, tais como a cenoura, a alfarroba (de que já vos falei anteriormente aqui: http://ccvidasaudavel.blogspot.pt/2013/05/bolo-de-alfarroba-ola-boa-tarde-eu-sou.html) e as sementes de papoila.

A CENOURA
Originária do Afeganistão, a cenoura crua ou cozinhada, é um  legume nutritivo que favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas deste legume, contribuindo para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
A melhor forma de comer a cenoura é crua, ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é ótimo para curar bronquites.
Para as crianças a cenoura é essencial pois é eficiente contra o crescimento retardado, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.
A cenoura é ainda anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.Fonte de vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.
Por ser tão nutritiva, a cenoura deve ser ingerida pelo menos três vezes por semana. É um dos legumes que se conserva por maior período de tempo, e o seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob a forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
AS SEMENTES DE PAPOILA
As sementes de papoila são ricas em proteínas, hidratos de carbono, fibras, gorduras poli-insaturadas (as boas), vitamina B9, vitamina E, sais minerais, cálcio, ferro e manganésio.
As sementes de papoila são obtidas da papoila, de onde também são obtidos o ópio e a morfina, logo são excelentes sedativos, e um excelente tratamento para as insónias, em alguns locais é feita também uma pasta com estas sementes, sendo usada como creme hidratante.


A RECEITA:

Ingredientes:
4 gemas + 4 claras batidas em castelo
1 iogurte natural magro 0% gordura (para intolerantes à lactose substituir por iogurte natural magro de soja)
3 cl. sopa de água morna
4 cl. sopa de açúcar amarelo (3 cl. sopa de adoçante)
1 + 1/2 chávena de chá de farinha de trigo
1/2 chávena de chá de farinha integral
2 cl. chá de fermento
1 cl. de sopa de farinha de alfarroba
sementes de papoila q.b
2 cenouras cruas descascadas e raladas

Preparação:
Bater bem as gemas com o açúcar, ou adoçante, juntar o iogurte magro, a água morna, as farinhas de trigo e trigo integral, o fermento, as claras batidas em castelo e por fim as cenouras raladas. Dividir esta massa em dois recipientes um fica com 3/4 e o outro com 1/4. Ao recipiente que fica com 1/4 da massa juntar a farinha de alfarroba e mexer bem.Numa forma colocar primeiro os 3/4 da massa e depois juntar a de 1/4, polvilhar com sementes de papoila e levar ao forno a 180 graus durante aproximadamente 25 minutos.
BOM APETITE!


 


Sem comentários:

Enviar um comentário