terça-feira, 6 de agosto de 2013

QUEIJADAS COM CANELA

RECEITA DE QUEIJADAS COM CANELA

Olá!

Esta receita foi inspirada nas famosas queijadas de`Évora, que são maravilhosas, mas que infelizmente têm muitas calorias, por esse motivo não podemos consumi-las tantas vezes. A pensar nessa questão tentei alterar a receita, para uma mais leve, mas mantendo o sabor.



ÉVORA

Évora é uma cidade portuguesa, capital do distrito de mesmo nome, que fica na região do Alentejo. A ocupação humana nesta cidade é bem antiga, tendo sido ocupada por povos de cultura celta, antes da chegada dos romanos. Durante a ocupação romana foi uma cidade de considerável importância. Quem reconquistou Évora para os cristãos foi Geraldo, tendo como apelido o curioso "Sem Pavor".No século XVI a cidade atingiu o seu apogeu com a fundação de uma universidade que funcionou até o século XVIII, quando os jesuítas (responsáveis pela instituição) foram expulsos de Portugal. A cidade de Évora é Patrimônio Comum da Humanidade, desde 1986.
Há muitos séculos que toda a população é nutrida por deliciosos quitutes, entre eles as Queijadas de Évora.
Aqui fica então a versão leve das tradicionais queijadas. Espero que gostem!
 
Ingredientes (6 unidades):
4 gemas
200 gr de queijo fresco magro (0% gordura)
1 iogurte natural magro
4 cl. sopa de açúcar amarelo (ou 2 cl. sopa de adoçante de stevia)
2 cl. sopa de farinha de trigo
1 cl. sopa de farinha de trigo integral
1 pitada de canela
 
 
Preparação:
 
Bata as gemas com o açúcar (ou adoçante), o queijo e o iogurte natural. Adicione a canela e as farinhas, batendo bem. Distribua por formas forradas com papel vegetal untado (eu usei uma forma para queques de silicone) e vão ao forno pré-aquecido (180º) durante aproximadamente 25 minutos.
Quando estiverem prontas retire-as e deixe arrefecer, após polvilhe-as com canela.
BOM APETITE!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário