domingo, 11 de agosto de 2013

BOLO DE LIMÃO COM COBERTURA DE CHOCOLATE E PIPOCAS

RECEITA DE BOLO DE LIMÃO COM COBERTURA DE CHOCOLATE E PIPOCAS

Olá!

Hoje trago um bolo de limão, porque o limão é um alimento muito completo e saudável. Como estamos no fim de semana, podemos dar largas à nossa imaginação e atrever-nos a fazer receitas diferentes e mais complexas.
Este bolo além de muito saboroso é muito refrescante. A rceita original já tinha poucas calorias, mas com as modificações que lhe fiz ainda ficou com menos, mantendo o sabor, aliás na minha opinião ainda ficou melhor.



O Limão

 

O limão é anti-séptico, antibacteriano, anti-alérgico e anti-cancerígeno, ajudando a tratar as pedras nos rins. Além disso o limão, previne gripes e constipações, actuando como antibiótico natural, melhora a digestão quando consumido durante ou após as refeições, pois estimula o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, melhora a circulação porque fortalece os vasos sanguíneos, melhora as dores de garganta (com 1 colher de mel) e periodontites (inflamação grave das gengivas), bastando para isso gagarejar estas misturas, como cicatrizante, embora arda, pode-se aplicar o sumo sobre um pequeno corte ou arranhão, fazendo com que o mesmo se cure mais rapidamente. Apesar de ser ácido, depois de ingerido o limão exerce um efeito alcalinizante no sangue, sendo por isso utilizado no tratamento de doenças reumáticas.
Por estes e outros motivos deve-se consumir em média um limão por dia.


Ingredientes:
Bolo:
1 iogurte natural magro (0% gordura)
1 iogurte liquido magro de um sabor à escolha
1 copo de farinha integral
1 copo de farinha de trigo
1/2 copo de adoçante ou 1 copo de açúcar amarelo ou mascavado
2 limões (sumo e raspa)
2 ovos
1 cl. sopa de fermento
1/2 cl. chá de sal fino
Cobertura:
2 cl. de achocolatado light (0% açúcar)
1 chávena de chá de leite magro
4 quadrados de chocolate de barra 70% cacau
Pipocas:
1 cl. sopa de óleo de girassol
6 cl. sopa de milho para pipocas



Preparação:
Bolo:
Bata todos os ingredientes liquidos e após junte os secos, batendo bem. Leve esta mistura ao forno a 180º durante aproximadamente 30 minutos. Depois de pronto desenforme, faça furinhos com um palito e regue com a cobertura e enfeite com pipocas e fatias de limão. Guarde o bolo no frigorifico. Sirva fresco.
Cobertura:
Numa panela misture todos os ingredientes e leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar.
Pipocas:
Numa panela misture o óleo com o milho para pipocas e leve ao lume até o milho começar a estourar, quando estiver praticamente todo, retire a panela do lume e deixe repousar, até as pipocas pararem completamente de estourar. Misture algumas com o molho de chocolate e deixe algumas brancas para enfeitar.
BOM APETITE!