sábado, 17 de agosto de 2013

BOLO DE ALFARROBA E CÔCO

RECEITA DE BOLO DE ALFARROBA E CÔCO
 
 
Olá!
Hoje trago uma receita que alia dois ingredientes que eu gosto muito, um deles é o côco, adoro, e apesar de até não consumir muito, porque pensava que era muito calórico e que me ia prejudicar o peso, descobri que é exactamente o contrário, acelera o nosso metabolismo e é muito importante para o nosso organismo. Outro dos ingredientes é a alfarroba, um ingrediente que descobri à pouco tempo, mas que passou a ser um dos meus preferidos e também ele com propriedades muito boas para o nosso organismo.
Espero que gostem desta receita, como é habitual fiz algumas alterações à receita original, diminuindo para metade as calorias da receita original e resultaram muito bem. Não sendo só uma opinião minha pois dei-o a provar a uma familiar que veio lanchar a minha casa e ela disse-me que ficou fã.


O CÔCO

O côco é uma fruta que apesar de extremamente calórica e gordurosa, isso não significa que seja má para a nossa saúde, pois o côco é rico em gordura magra que ajuda a manter a forma, a polpa do côco maduro é uma excelente opção para quem quer emagrecer, porque contém fibra e muita gordura (o óleo do coco), que não é armazenada pelo nosso corpo, ajuda a saciar a fome e dá bastante energia, o que ajuda  nas atividades diárias, devendo ser consumido por quem pratica exercicio físico.
Aliás a gordura que compõe o côco ( ácido láurico) é diferente de outras  gorduras saturadas, é digerida masi rapidamente, evitando assim o seu armazenamento, sendo assim utilizado como fonte de energia imediato, acelarando assim o nosso metabolismo, entre outras funções esta gordura ajuda o nosso organismo como:
- ação estimulante da tiróide
- antiviral (HIV, vírus da hepatite C, herpes, citomegalovírus)
- antifúngica
- antibacteriana
- antiprotozoária
- aumento da resposta imunológica
- proteção hepática contra abuso de álcool
- proteção cardíaca
- normalização dos lipídios orgânicos com aumento do HDL, "o bom colesterol".

Curiosidade:
O óleo de côco ajuda a diminuir a percentagem de massa gorda, pois age nos depósitos de gordura branca, aquela que fica estagnada  na nossa barriga, o chamado "pneu", na cintura e nas coxas. Para quem quer emagrecer com energia e vitalidade, há estudos que recomendam a ingestão regular de côco na forma de óleo extra virgem, leite  e  côco desidratado ou natural.

Ingredientes:
4 ovos
4 cl. sopa de açúcar (ou 2 cl. sopa de adoçante de stevia)
100 gr de farinha de trigo branca
90 gr de farinha integral
30 gr de farinha de alfarroba
2 iogurtes magros sabor a côco
2 cl. sopa de côco ralado
100 ml. de leite magro
1 cl. de chá de fermento

 

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar (ou adoçante) bem batidos até ficar uma massa esbranquiçada. Após junte os iogurtes e continue a bater. Adicione o leite, o côco ralado e contiune a mexer. Misture as farinhas com o fermento e a farinha de alfarroba e junte à massa e envolva delicadamente. Leve ao forno em forma própria untada (eu não untei porque usei uma forma de silicone) a 180º durante 30 minutos.Depois de pronto desenforme e polvilhe com côco ralado.
BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário