domingo, 11 de agosto de 2013

BOLINHOS DE COURGETTE

RECEITA DE BOLINHOS DE COURGETTE

Olá!

Esta é a altura das courgettes, eu própria colhi bastantes na minha hortinha. Para lhe dar vazão decidi fazer uma receita doce com as courgettes (alimento muito saudável e pouco calórico) aliando-o ao cacau. Ficam uns bolinhos muito saborosos, fresquinhos e ideais para um lanchinho.
Descrevo aqui algumas das suas propriedades:


 A Courgette - Um alimento nutritivo e adelgaçante

 
Informação nutricional
(quantidades por cada 100 g)
- 17 mg de vitamina C
- 20 mg de magnésio
- 22 mg de cálcio
- 17 kcal
- 3 mg de sódio
- 248 mg de potássio
- 2 g de hidratos de carbono
- 33 mg de fósforo
- 94 ml água
- 0,3 g de gordura
- 1 g de fibra
 

A Courgette é um alimento com poucas calorias, é rica em minerais e vitaminas. É aconselhada no tratamento de problemas digestivos e pode ser preparada de mil maneiras diferentes, como por exemplo nestes bolinhos que hoje vos trago.
A courgette é  constituída essencialmente por água e hidratos de carbono, com uma baixa percentagem de gorduras e de proteínas, oferecendo uma quantidade considerável de fibra e vitaminas, tais como folatos (que pertencem à família das vitaminas B) e de uma pequena quantidade de vitamina C, é ainda rica em minerais, sobretudo, potássio.
A courgette é  recomendada nas dietas para perder peso, devendo no entanto ter-se cuidado com o modo como se prepara, evitando as frituras, pois a courgette absorve facilmente a gordura.
Devido à sua constituição rica em mucilagem (tipo de fibra), este legume tem propriedades emolientes, ou seja, suavizantes da digestão. Tem também um ligeiro efeito laxante e está indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.
Apresenta efeitos benéficos para os rins devido ao seu elevado nível de potássio e baixo nível de sódio (sal). É recomendada para pessoas que sofram de alguma patologia renal ou cardiovascular e hipertensão, porque ajuda a normalizar os níveis da tensão arterial.
Eu uso muito a courgette, junto a todos os estufados de carne, junto também nas batatas assadas, pois dá.lhe a humidade suficiente, evitando-se assim a junção de gorduras. As courgettes também são boas para grelhar, servem de acompanhamento a vários pratos de carne grelhada. e servem também para os bolos, podendo substituir em determinadas receitas as manteigas, óleos, etc.

Ingredientes:
130 gr de farinha integral
20 gr de cacau magro
1 cl. chá de fermento
3/4 de cl. chá de bicabornato de sódio
1/2 cl. de chá de sal (se sofre de hipertenção não junte o sal)
1 ovo
2 + 1/2 cl. sopa de adoçante de stévia ou 5 cl. sopa de açúcar amarelo ou mascavado
60 ml. de leite de soja light (tb pode ser leite magro)
1/2 cl. chá de aroma de baunilha
1 chávena de chá de courgette ralada
côco ralado para decorar

 


Preparação:
Junte todos os ingredientes secos num recipiente e reserve. Junte todos os ingredientes liquidos num outro recipiente e reserve. Junte tudo e bata bem. Coloque esta mistura em forminhas proprias para queques e leve ao forno a 180º durante 20 minutos. Desenforme e enfeite com côco ralado.
BOM APETITE!



Sem comentários:

Enviar um comentário