quarta-feira, 31 de julho de 2013

BOLO DE BANANA RÁPIDO E SAUDÁVEL

RECEITA DE BOLO RÁPIDO DE BANANA

Olá!

No seguimento das receitas que tenho vindo a apresentar aqui fica mais uma versão rápida de um outro bolo, o bolo de banana, aliando-se a esta a aveia e a farinha integral, fazendo com esta mistura fique extremamente saudável.
aveia

A aveia:
A aveia é um tipo de carbohidrato que contém fibra. A fibra  é responsável por diminuir a absorção de açúcar e gordura no nosso intestino. Isso é uma vantagem muito boa, pois em quantidade adequada auxilia na perda de peso.
Muito se tem estudado sobre a beta-glucana, uma fibra solúvel encontrada na aveia. Sabe-se que o consumo regular desta fibra ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes. Esta fibra absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que ajuda na captura do colesterol dos alimentos e diminui sua absorção para o corpo.
A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter diverticulite, ajuda a eliminar substâncias que podem levar ao cancror e ajuda na regulação do trânsito intestinal.
Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças, contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico e contém boro, um mineral importante para a saúde dos ossos.

IMPORTANTE: A aveia não deve ser consumida em excesso (mais de 1 chávena de chá por dia), aliás como todos os alimentos, levam a sintomas como inchaço e produção de gases aumentado.
Para se obterem todos os benefícios da aveia é necessário consumí-la regularmente e de forma variada, ou seja, nas frutas, componente de bolos, como mingaus, no iogurte e etc.


Ingredientes:
2 cl. sopa de farinha integral
2 cl. sopa de aveia
2 ovos
4 cl. sopa de água
1 banana
1 cl. sopa de adoçante
2 cl. chá de fermento
côco ralado q.b




Preparação:

Num recipiente próprio para ir ao microondas (eu usei a microdelicia da tupperware) ponha a banana cortada às rodelas finas e polvilhe-a com canela. Entretanto bata os outros ingredientes bem batidos e deite esta mistura por cima da banana. Leve ao microndas a 450 watts durante 5 minutos (este valor pode variar consoante o modelo dos microondas). Desenforme e guarde no frigorifico. Sirva fresco.
BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário