sábado, 22 de junho de 2013

RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE COM BETERRABA

Parece uma daquelas receitas que ninguém pode comer, é uma mistura um pouco estranha, pois a beterraba costuma ser usada para saladas e não para bolos. Mas decidi experimentar, porque além de gostar muito de beterraba, ela é também um alimento muito bom.Quando vi esta receita pensei o mesmo, mas a mistura funciona. Como sempre alterei a receita, dando-lhe a volta à minha maneira.

A BETERRABA
 beterraba

Muito cultivada na Europa, é um alimento com propriedades benéficas comprovadas, sendo  um alimento protetor do fígado e que tem propriedades anticancerigenas. A beterraba oferece também ferro, muito importante na formação da hemoglobina.
A beterraba é um dos alimentos mais consumidos para combater a anemia. É muito utilizado em Oncologia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia, aumentando a eficácia do tratamento. Desintoxica o organismo e evita as anemias comuns nestes pacientes.
Ajuda a reduzir o colesterol, é purificadora do sangue e útil na homocistinúria, uma doença diagnosticada pelo teste do pezinho e em que ocorre um aumento de homocisteína no sangue, o que pode causar AVC e enfartes do miocárdio, problemas de visão e diminuição do crescimento nas crianças.

Ingredientes:

3 beterrabas pequenas, cozidas e reduzidas a puré
80 gr. de manteiga (substitui por queijo fresco light)
330 gr de açúcar (só coloquei 100 gr de açúcar amarelo)
3 ovos
1/2 chávena de água quente
180 gr farinha (coloquei 120 gramas de farinha normal + 60 gr de farinha integral)
60 gr de cacau (substitui por chocolate em pó light)
2 cl. sobremesa de fermento
pitada de sal


Preparação:
Misturar o queijo com o açúcar, os ovos e a água, bater bem. Depois juntar as farinhas, o chocolate, o fermento e a pitada de sal, misturar bem. No fim depois de bem batida a massa juntar a beterraba cozida, reduzida a puré. Levar ao forno a 170º durante aproximadamente 45 minutos.
Fica muito bom e SAUDÁVEL!
BOM APETITE!









Sem comentários:

Enviar um comentário