sábado, 11 de maio de 2013

BOLO DE ALFARROBA


Olá boa tarde!

         Como eu sou uma grande apreciadora de chocolate, e naqueles dias dificeis que nós mulheres tão bem conhecemos só apetece este alimento altamente calórico, pesquisei alternativas menos calóricas, mas que dessem tanta satisfação como o chocolate e então descobri a alfarroba.

         A alfarroba vem de uma árvore a Alfarrobeira, existente no Algarve e em toda a costa mediterrânica. A alfarroba é uma vagem comestível  semelhante ao feijão e de cor castanha e sabor adocicado semelhante ao cacau no sabor mas muito diferente na sua composição, enquanto o cacau tem 23% de gordura a alfarroba possui 0,7%, uma diferença considerável, além disso contém um elevado valor nutritivo, contém vitamina B1, vitamina A, B2 e tem poucas calorias.

Para os celíacos, uma boa noticia, a farinha feita a partir desta planta não contém gluten, para além de ser antioxidante, combater os radicais livres e as doenças cronico-degenerativas e reduz  a quantidade de colesterol no sangue.
Ingredientes:
Massa:
100 gr manteiga (substituí por queijo creme light)
60 gr de farinha de alfarroba
100 gr de queijo fundido light
1 gema
3 claras batidas em castelo
100 gr de açúcar mascavado
150 gr de farinha (misturei farinha integral)
raspa de 1 laranja
1 cl. chá de fermento
Cobertura:
100 ml creme de soja próprio para bater
adoçante a gosto
corante (neste usei o vermelho)


Preparação:
Junte a manteiga (queijo creme light) com a farinha de alfarroba, o queijo, a gema e o açúcar e bata tudo muito bem, adicione as claras batidas em castelo, a farinha de trigo, o fermento e a raspa da laranja. Despeje este preparado numa forma (eu usei uma de silicone que não precisa de ser untada) e leve ao forno, cerca de 30 minutos. Entretanto bata o creme de soja com o adoçante e o corante e quando o bolo estiver pronto e frio espalhe por cima e enfeite a gosto.
Bom apetite!
Passa mesmo por um bolo de chocolate!!